O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande PPGEnf/FURG foi criado pela Deliberação Nº 005/2002 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, em 2002. Iniciou com o Curso de Mestrado e seis anos após, em 2008 foi aprovado o curso de Doutorado iniciando com a primeira turma em abril de 2009. Ambos os cursos, de Mestrado e de Doutorado em Enfermagem, foram, cada um em seu tempo, os primeiros criados na área da saúde, na FURG.
Integrado em uma Universidade que assume o ecossistema costeiro como vocação institucional, o PPGEnf/FURG está estruturado sob uma perspectiva socioambiental que compreende a vida e o processo saúde-doença, a partir de uma relação horizontal, indissociável entre os seres humanos e o ambiente. Sua Área de Concentração, denominada Enfermagem e Saúde, é centrada na produção de conhecimentos em enfermagem e saúde para sustentar teórico, científica e metodologicamente a prática dos profissionais, visando atender aos interesses e necessidades de saúde da população, considerando seu ambiente de inserção, os componentes estruturais, funcionais, organizacionais, éticos e educacionais do trabalho em saúde.
O Programa é destinado a enfermeiros(as) e outros profissionais interessados em atuar no campo da saúde interdisciplinar e tem como Objetivo formar mestres e doutores capazes de promover o avanço do conhecimento e a produção de tecnologias, nas áreas da Enfermagem e Saúde, nas dimensões gerenciais, éticas, educativas, políticas e assistenciais, em benefício de uma sociedade mais justa e ambientalmente sustentável.
Missão: formar recursos humanos, mestres, doutores e pós-doutores, como um empreendimento coletivo, a serviço da sociedade e produzir conhecimentos comprometidos cientificamente com a busca de soluções para os problemas de saúde locais e regionais, os quais são indissociáveis das demandas nacionais e do contexto socioambiental global.
Visão: ser reconhecido pela excelência na formação de mestres, doutores e pós-doutores e na produção de conhecimento científico na área da saúde socioambiental.