Dissertação - Danubia Andressa da Silva Stigger

Integridade científica e má conduta em pesquisa: concepções de estudantes de pós-graduação em enfermagem

Autor: Danubia Andressa da Silva Stigger (Currículo Lattes)

Resumo

A fusão entre a ética e a pesquisa perpassa as questões triviais e, para além disso, engloba, um universo de condutas e comportamentos no teor da produção de ciência em todas as suas fases. Assim, comportamentos e ações que envolvam condutas investigativas inconsistentes, negligentes ou irresponsáveis ultrapassam as barreiras da individualidade e implicam em prejuízos ao coletivo, ferindo substancialmente o compromisso social, primado pela conduta ética na ciência. Salienta-se a relevância dos espaços educacionais, permeando os princípios éticos para além de regulamentações burocráticas demandadas pelas atividades acadêmicas, contribuindo para o desempenho do estudante também como ser humano e social. É fundamental o fomento a condutas que integrem valores e boas práticas no âmbito acadêmico de uma forma geral, por meio de iniciativas que mitiguem desonestidades científicas. Teve-se como objetivos: conhecer as concepções dos estudantes de pós-graduação em enfermagem sobre integridade em pesquisa; analisar os conhecimentos dos estudantes de pós-graduaçãoem enfermagem sobre má conduta em pesquisa. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratório e descritiva, junto a 40 estudantes selecionados mediante amostragem não probabilística por conveniência, de um Programa de Pós-Graduação em Enfermagem de uma Universidade Pública do Sul do Brasil, no mês de outubro de 2020. Optou-se como método de coleta a entrevista semiestruturada, por meio de uma ferramenta síncrona de comunicação em tempo real, sendo as transcrições das entrevistas analisadas a partir dos pressupostos da Análise Textual Discursiva. Foram respeitadas as observações e determinações legais da Resolução 510/16 que regulamenta as pesquisas em Ciências Humanas e Sociais, com aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE: 37123020.6.0000.5324). Os resultados foram apresentados sob forma de dois artigos, intitulados: Concepções dos estudantes de pósgraduação em enfermagem sobre integridade científica e Conhecimentos dos estudantes de pós-graduação em enfermagem sobre má conduta em pesquisa. Como resultados do primeiro artigo emergiram duas categorias: a dimensão ética da pesquisa; e implicações do produtivismo acadêmico para a integridade científica. Tais categorias retratam a integridade científica de forma sólida e intrinsicamente relacionada aos elementos éticos de suporte que a constituem bem como as nuances do produtivismo e seus impactos para a integridade. Como resultados do segundo artigo emergiram duas categorias: integridade científica versus má conduta: fatores determinantes; e tipos e definições de má conduta. Foi possível evidenciar que os pós-graduandos possuem um conhecimento coeso relacionado a gravidade dos comportamentos inadequados nas pesquisas científicas e destacam a figura do orientador como essencial para a perpetuação das práticas da boa ciência. Conclui-se que é necessária a transversalização de práticas cristalinas em todos os âmbitos de produção da ciência, para que o conhecimento seja perpetuado em constante harmonia com a integridade e suas representações para a comunidade.

TEXTO PARCIAL

Palavras-chave: Estudantes de enfermagemÉticaPesquisaMá conduta científicaPesquisa em enfermagemEducação de Pós-Graduação em Enfermagem