Coragem moral e sofrimento moral entre estudantes de enfermagem brasileiros: estudo metodológico e descritivo correlacional
Autor: Romario Daniel Jantara (Currículo Lattes)
Resumo
A coragem moral é um elemento importante para os estudantes de enfermagem, sendo um fator protetivo para o sofrimento moral, entretanto, inexistem estudos nacionais que investiguem essa relação no âmbito brasileiro, assim como não há instrumento validado para mensurar a coragem moral no cenário nacional. Dessa forma, delimitou-se como objetivo geral: Analisar a coragem moral e sofrimento moral entre estudantes de graduação em enfermagem brasileiros, e como objetivos especifícos: 1. Adaptar transculturalmente e validar a Nurses' Moral Courage Scale para estudantes de enfermagem no contexto brasileiro. 2. Identificar os níveis de coragem moral entre estudantes de graduação em enfermagem; 3. Examinar fatores sociodemográficos e acadêmicos associados a coragem moral entre estudantes de graduação em enfermagem; 4. Identificar os níveis de sofrimento moral entre estudantes de graduação em enfermagem; 5. Investigar fatores sociodemográficos e acadêmicos associados ao sofrimento moral entre estudantes de graduação em enfermagem; e 6. Descrever a relação entre coragem moral e sofrimento moral entre estudantes de graduação em enfermagem. O estudo contempla duas etapas: a metodológica e a quantitativa. Na primeira, a escala foi submetida a adaptação transcultural e Análise Fatorial Exploratória no programa Factor, versão 12.04.05. Na segunda, os dados coletados foram analisados mediante estatística descritiva e inferencial no software Statistical Package for Social Sciences (SPSS) - versão 20.0. Todos os aspectos éticos foram observados, em conformidade com a Resolução n. 510/2016. Participaram 130 estudantes de enfermagem de uma instituição pública de ensino superior, que responderam a um formulário no google forms contendo um Quesitonário de Caracterização, a Nurses' Moral Courage Scale e a Escala de Sofrimento Moral para Estudantes de Enfermagem. Verificou-se que a Nurses' Moral Courage Scale é uma escala válida e confiável para uso no Brasil, apresentou-se unidimensional e obteve bons índices de ajuste (Comparative Fit Index (CFI) = 0,959 e Tucker-Lewis Index (TLI) = 0,952, Índice H = 0,968) e uma alta confiabilidade (ômega de Mcdonalds e alfa de Cronbach de 0,91). A média de coragem moral foi de 61,58 ± 09,55 e se correlacionou positivamente com satisfação com o curso, relacionamento com os professores, autoavaliação do desempenho acadêmico e confiança em seus princípios éticos. Evidenciou-se um nível moderado de intensidade (M=124,55 ± 41,58) e frequência de sofrimento moral (M=104,96 ± 30,88). Uma maior frequência de sofrimento moral foi observada em estudantes mulheres, solteiras ou em união estável / namorando, em séries mais avançadas e que já vivenciaram alguma situação moralmente antiética. A frequência de sofrimento moral se correlacionou negativamente com satisfação com o curso e avaliação do ensino de ética e se correlacionou positivamente com o grau de confiança em seus princípios éticos e com a frequência em que os estudantes sentem que devem agir com coragem moral. A intensidade do sofrimento moral se correlacionou positivamente com frequência de sofrimento moral e frequência que sente que deve agir com coragem moral. Um constructo da intensidade de sofrimento moral se correlacionou positivamente com os níveis de coragem moral. Deve-se implementar estratégias para o desenvolvimento da coragem moral no âmbito da formação de enfermeiros, visando potencializar o enfrentamento de problemas éticos e minimizar o sofrimento moral.