Representações sociais de pais de crianças com síndrome de down acerca da inclusão social na escola
Autor: Leandro Corrêa (Currículo Lattes)
Resumo
A inclusão social visa proporcionar igualdade de direitos e oportunidades às pessoas com algum tipo de necessidade especial. Objetivou-se compreender as representações sociais de pais de crianças com Síndrome de Down acerca da inclusão social na escola. Pesquisa exploratória descritiva de caráter qualitativo. O estudo teve como cenário a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de um município do sul do Brasil. Participaram 17 mães de crianças com Síndrome de Down atendidas nessa Associação. Os dados foram coletados em 2023 por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os aspectos éticos para pesquisas com seres humanos foram seguidos respeitando a resolução 510/2016 referente a realização de Pesquisas com Seres Humanos. Obtiveram-se representações sociais acerca do recebimento do diagnóstico da Síndrome de Down pela família; das vivências da família a partir do diagnóstico; do entendimento da família sobre a inclusão escolar da criança com Síndrome de Down; das vivências da família com a inclusão da criança com Síndrome de Down na escola regular e na escola especial (estratégias, facilidades e dificuldades). Os dados possibilitaram concluir que para a inclusão escolar de crianças com Síndrome de Down ser efetiva é preciso que todos envolvidos estejam engajados e preparados para o recebimento destas crianças. Desde o recebimento do diagnóstico pela família, como a abordagem dos profissionais da saúde para dar essa notícia para a mesma. Assim, a família se sentirá preparada para receber e entender as futuras demandas que essas crianças apresentam em seu desenvolvimento, dos primeiros dias de vida até a fase escolar. Tratando-se da escolarização das crianças com Síndrome de Down, vale salientar que é preciso uma parceria entre a família, a escola e os profissionais atuantes no desenvolvimento educativo destas crianças. Porém, atualmente há uma luta constante entre o que é de direito por lei de pessoas com necessidades especiais terem acesso à educação, e o que de fato acontece quando há tentativa de incluir a criança na escola. Considera-se a necessidade de capacitações dos profissionais da educação que atuam na escolarização dessas crianças, a fim de minimizar as dificuldades que possuem em receber as mesmas na escola. As escolas regulares necessitam trabalhar em conjunto as escolas especiais, para que se possamos alcançar um ensino evolutivo e produtivo a fim de desenvolver o potencial das crianças com Síndrome de Down.