CONHECIMENTO, ATITUDE E PRÁTICA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM ACERCA DAS PRECAUÇÕES PADRÃO: contribuições de uma tecnologia educacional do tipo Guia Digital
Autor: Suelen Goncalves de Oliveira (Currículo Lattes)
Resumo
Para garantir a segurança da assistência no contexto das precauções padrão é necessário conhecimento científico, atitudes positivas e práticas adequadas. A utilização de tecnologia educacional nesse cenário pode facilitar a aprendizagem, mobilizar sentidos e favorecer a percepção do acadêmico, qualificando conhecimentos e habilidades. O objetivo geral desse estudo foi analisar o conhecimento, atitudes e práticas dos acadêmicos de enfermagem acerca da precaução padrão e a contribuição da tecnologia educacional do tipo Guia Digital para a formação. Estudo realizado em três etapas. Na primeira, uma Revisão de escopo, para mapear evidências científicas acerca do conhecimento, atitudes e práticas de acadêmicos e profissionais de enfermagem, no contexto das precauções padrão, em ambiente hospitalar. Nesta, 15 artigos compuseram a amostra final, evidenciando fragilidades de conhecimento, atitude e prática nas diretrizes básicas. Com essas informações iniciou-se a segunda etapa, um estudo metodológico que elaborou e validou uma tecnologia educacional do tipo Guia Digital. O conteúdo do Guia foi elaborado por meio de recomendações nacionais e internacionais de referência na temática, sanando as fragilidades encontradas na primeira fase. Posterior à elaboração, procedeu-se com a validação de conteúdo e aparência da tecnologia elaborada intitulada "Precauções Padrão para os serviços de saúde". Compuseram o comitê, 11 especialistas que avaliaram a tecnologia por meio dos Instrumentos de: Validação de Conteúdo Educativo em Saúde e Validação de Aparência de Tecnologia Educacional em Saúde. O índice de validação de conteúdo global foi de 0,90 e o índice de validade de aparência 0,95, sendo considerada uma tecnologia educacional com confiabilidade científica e excelente aparência. Na terceira etapa, realizou-se uma pesquisa quantitativa, transversal, descritiva e exploratória. Essa etapa ocorreu em três momentos. No primeiro analisou-se o conhecimento, atitude e prática de acadêmicos de enfermagem através do instrumento "Questionnaires for knowledge and Compliance with Standard Precaution". Participaram desta fase 144 acadêmicos que obtiveram scores de 83,3% de conhecimento e 89,9% de adesão. Esses foram sustentados pelas práticas de higiene de mãos e uso de luvas. 100% dos alunos apresentaram conhecimento da indicação de uso dos óculos de proteção; 98,2% da necessidade do uso do avental e 85,7% da indicação do uso do gorro. Contudo, apenas 51,8%, 55,4% e 68,3% referem utilizar gorro, óculos e avental respectivamente. No segundo momento ofertou-se o Guia Digital aos participantes da primeira fase, e duas semanas após, aplicou-se um instrumento para analisar a contribuição da tecnologia elaborada para a formação. Participaram dessa etapa 56 acadêmicos. Para 98,6% dos acadêmicos, o guia permitiu qualificar o conhecimento, para 87,2% promoveu a atitude positiva e para 94,6% trouxe mudança para a prática. Assim, ao fim desse estudo pode-se confirmar a tese "Uma tecnologia educacional do tipo guia digital instrumentaliza o acadêmico de enfermagem no contexto das precauções padrão, reforçando seu conhecimento, instigando atitudes positivas e incentivando práticas adequadas nos serviços de saúde". Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da Universidade Federal do Rio Grande. Foram respeitados todos os aspectos éticos de acordo com a Resolução 510/2016.